Cabelos saudáveis?

cabelo+saudavel O que fazer para manter o cabelo saudável?

 É possível! Confira nossas dicas.

1. Água
Na hora de lavar as madeixas, prefira água morna. Nada de água quente, pelando fogo!  Saiba que água muito quente pode provocar irritações no couro cabeludo, aumento de oleosidade na raiz e com isso seus cabelos deixam de crescer.
2. Shampoo
Lembre-se de usar um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo e troque de shampoo e condicionador ao menos uma vez por mês. Usar shampoo de limpeza profunda a cada 15 dias é uma boa pedida para manter os fios livres de resíduos como mousse, finalizadores, etc.
3. Condicionador
O condicionador é um grande aliado na batalha contra o cabelo ressecado, mas alguns cuidados devem ser tomados na hora de usá-lo:
- não passar na raiz do cabelo, nunca! Isso vai facilitar o aparecimento de caspa e isso a gente não quer, certo?
- retire o condicionador dos cabelos durante o banho. Sim, existem pessoas que deixam o condicionador nos fios porque acreditam que isso aumenta a hidratação.
4. Hidratação
É muito importante hidratar os cabelos, mesmo os oleosos. Nesse último caso, procure usar produtos específicos para cabelos oleosos.
Cabelos que já sofreram algum tipo de química, tintura, devem ser hidratados sempre, assim o cabelo recupera o brilho e o aspecto saudável, além de ficar macio e nutrido.
5. Química
Quer mudar o look, mas precisa usar química? Tudo bem, apenas pesquise antes para ficar por dentro de todo o processo. Por exemplo, se for tingir, prefira aquelas tintas não agridem, mas até tratam seu cabelo enquanto tingem.
Evite fazer mais de duas químicas, pois pode ser fatal para os fios. As pontas podem ficar danificadas, pode haver quebra e nesses casos, só a tesoura pra resolver!.
Confira aqui produtos para usar no pós química
6. Cabelos molhados
- Sempre que puder seque seus cabelos assim que sair do banho. Se os cabelos ficam molhados por muito tempo podem surgir o aparecimento de fungos e caspa. Em alguns casos chega a causar mau cheiro.
- Evite prender o cabelo ainda molhado, pois enfraquece a raiz e facilita a queda dos fios. Se o motivo de mante-lo preso é o volume, lance mão de produtos que diminuem o volume e fuja do vento enquanto ainda não estiverem secos.
- ao usar o secador, deixe a uns 30 cm de distância do cabelo e numa temperatura média. Procure não direcionar o calor para a cabeça, evitando assim, o aumento da oleosidade na raiz.
- Jamais passe a chapinha nos cabelos molhados. Os danos causados por esse procedimento podem ser vistos e sentidos. A chapinha em cabelos molhados simplesmente quebra e queima os fios!
7. Máscara para hidratação X Sol
Vai curtir uma praia ou piscina e lambuza o cabelo de máscara de hidratação, né?
A máscara não vai proteger os cabelos dos efeitos do sol. Pelo contrário, se o produto ficar no cabelo mais do que o recomendado, os fios ficam mais fracos e quando expostos ao sol serão queimados pelos raios ultravioletas. Se for tomar sol, o ideal é usar um creme sem enxágue com protetor solar.
8. Tesouradas
Também pensei que fosse lenda, mas não é! Cortar o cabelo a cada três meses é saudável. Se você esperar muito para cortar, as pontas começam a abrir e os fios ficam mais quebradiços, o que torna o cabelo arrepiado, volumoso, fraco e até caem.
Por isso, escolha um corte que combine com você, que mostre sua personalidade e tesoura nele!
9. Escova
Na hora de desembaraçar a cabeleira é um sufoco! Por isso a escolha da escova certa é fundamental.
O ideal é usar um pente com dentes largos e que seja firme. Eu prefiro e uso os que são de madeira. Se preferir usar uma escova escolha as do tipo raquete e que também sejam bem resistentes. Lembre-se que as escovas com cerdas muito maleáveis são mais difíceis de usar na hora de desembaraçar o cabelo e ainda podem quebrar os fios.
10. Leave-in
Muitas pessoas acham que o leave in deixa o cabelo oleoso e por isso não usam. Mas hoje existe uma gama de produtos desenvolvidos justamente para evitar esse aspecto oleoso.
O leave in deve ser usado para finalizar todo o tratamento que você iniciou no chuveiro. Eles têm a função de fechar as cutículas e deixar as pontas hidratadas, além de alguns funcionarem como protetores térmicos também.

Até a próxima!

Leave a reply

required